O Botânica Office será o primeiro empreendimento no município a contar com sistema de gerenciamento de tráfego inovador.
Manaus, maio de 2025 – A Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, será a responsável pela instalação dos elevadores no Botânica Office, empreendimento da construtora Engeco e primeiro business center com fachada 100% biofílica da Amazônia. Além da instalação dos sete elevadores, o projeto será o primeiro da região Norte a receber o Schindler PORT, uma exclusiva tecnologia de gerenciamento inteligente de tráfego em edifícios.
O Botânica Office contará com quatro elevadores sociais do modelo Schindler 7000, que combina um excelente desempenho com a máxima flexibilidade para arranha-céus e edifícios de grande porte, como o empreendimento da Engeco. Os equipamentos atenderão a 16 andares, transportando até 21 passageiros por viagem, a uma velocidade de 3,5 m/s. Adicionalmente, o projeto também prevê a instalação de dois elevadores do modelo Schindler 5500 e um Schindler 3000, que devem funcionar como elevadores de serviço e de atendimento de garagem, respectivamente.
“O mercado imobiliário da região Norte tem se destacado no cenário brasileiro. Para nós, é fundamental poder contar com parceiros regionais importantes, como a construtora Engeco, para contribuir com projetos inovadores e premiados internacionalmente. Nossas soluções de mobilidade vertical, utilizadas amplamente pelos maiores edifícios das metrópoles globais, vêm reforçar os atributos de inovação, modernidade e sustentabilidade trazidos pelo Botânica Office ao mercado imobiliário de Manaus.”, afirma Renato Finotti, Diretor de Operações da Região Norte da Atlas Schindler.
O fluxo de passageiros nos equipamentos sociais será realizado pelo Schindler PORT, avançado sistema de gestão de acesso para planejar viagens nos elevadores na medida exata para cada usuário. Em um terminal com tela touch, sensor de presença e leitor de QR Code, os passageiros são identificados automaticamente e atendidos de maneira rápida e personalizada.
Em projetos comerciais, como o Botânica Office, o Schindler PORT pode ser integrado às catracas de acesso, a fim de aumentar ainda mais a segurança nos edifícios, com a verificação das credenciais logo quando os usuários passam o cartão de acesso pessoal no terminal. O sistema atende também à acessibilidade. Assim que são reconhecidos por meio de um cartão de identificação ou smartphone, os passageiros que possuem necessidades especiais e precisam de mais tempo, espaço, estímulos sonoros ou visuais, são facilmente atendidos.
“A implantação de novas tecnologias no setor imobiliário tem causado uma reviravolta na maneira de se projetar, construir e até se locomover dentro dos empreendimentos. Neste cenário, o transporte vertical se torna um destaque. Por isso, se faz necessária a implantação de sistemas como Schindler PORT que, além de otimizar o embarque nos elevadores, é um grande aliado para a segurança, uma vez que desempenha um papel significativo no gerenciamento e controle de acesso às suas dependências. Com ele, é possível monitorar quem terá acesso às áreas restritas do condomínio. Isso amplia a segurança e traz ainda mais agilidade ao dia a dia do condomínio”, destaca Finotti.
É essa combinação entre tecnologia de ponta e visão estratégica que transforma o Botânica em um verdadeiro case de inovação. Prova disso são as dez premiações conquistadas em 2025, consolidando sua posição entre as maiores referências do setor. O mais recente reconhecimento veio de Londres, onde foi eleito o melhor empreendimento comercial das Américas no International Property Awards e, na sequência, sagrou-se vice-campeão mundial, ficando atrás apenas da China. Essa vitória inédita para Manaus projeta a Engeco no cenário global da arquitetura, reafirmando sua excelência em inovação e sustentabilidade. Somam-se a esse marco outras conquistas importantes, como os prêmios do Loop Design Awards, Saint-Gobain, Conecta Imobi, BIM e Somos Cidade.
Essa sequência de reconhecimentos não veio por acaso, sendo resultado de uma proposta arquitetônica ousada, pensada desde a concepção para unir inovação, funcionalidade e respeito ao meio ambiente. É o que destaca Porfírio Saldanha, diretor da Engeco. “O design biofílico integra a natureza à arquitetura. O Botânica possui uma fachada que floresce durante as estações do ano, com floreiras em todos os andares e um sistema inovador de irrigação. Isso tanto embeleza o edifício como também cria um ambiente de trabalho mais agradável e saudável”, afirma. Para ele, o empreendimento, além do diferencial estético, representa uma resposta concreta aos desafios ambientais contemporâneos. “A arquitetura pode, e deve, contribuir ativamente para as questões globais de sustentabilidade”, completa.
Já para Maury Guerreiro, também diretor da empresa, o Botânica Office simboliza um novo patamar de compromisso com o desenvolvimento sustentável na região amazônica. “O edifício se integra ao entorno amazônico, criando um exemplo tangível de que desenvolvimento e preservação podem coexistir”, ressalta. Guerreiro lembra ainda que, ao longo de quatro décadas, a Engeco tem se dedicado a projetos que unem inovação, qualidade e responsabilidade ambiental. “Nosso foco sempre foi entregar empreendimentos que atendam às necessidades do mercado e superem as expectativas dos nossos clientes”, finaliza.
A Elevadores Atlas Schindler Ltda, líder nacional em transporte vertical, está há 107 anos presente no país. A companhia é integrante do Grupo suíço Schindler, uma empresa com 150 anos e atuação em todos os continentes. No Brasil, além da fábrica em Londrina, possui uma planta em São Paulo destinada à produção de peças e componentes. Com mais de 5.000 mil funcionários e 150 postos de atendimento em todo Brasil, a empresa fabrica elevadores, escadas e esteiras rolantes e oferece também serviços de manutenção e modernização para esses equipamentos.
Bruna Meneses | 11 98718-0238 - bruna.meneses@approach.com.br
Talita Caetano | 11 99966-9865 - talita.caetano@approach.com.br
Fundado na Suíça em 1874, o Grupo Schindler completa 150 anos e é um dos principais fornecedores mundiais de elevadores, escadas rolantes e serviços relacionados. Inovadores e ambientalmente responsáveis, seus sistemas de acesso e gestão de tráfego dão uma importante contribuição para a mobilidade em centros urbanos.
Em 2023, o Grupo Schindler gerou uma receita de CHF 11,5 bilhões. As soluções de mobilidade da Schindler movimentam mais de 2 bilhões de pessoas, todos os dias, em todo o mundo. Por trás do sucesso da empresa estão cerca de 70.000 funcionários em mais de 100 países.
Fundada por Maury Guerreiro e Porfírio Saldanha, a Engeco é uma construtora e incorporadora com 40 anos de mercado, conhecida por seus empreendimentos comerciais e residenciais de alto padrão. A empresa se consolidou como uma das líderes do setor imobiliário no Norte do Brasil, destacando-se pela inovação, qualidade e comprometimento com a sustentabilidade em suas obras. Informações sobre o projeto do Botânica podem ser obtidas no site https://engeco.com.br/botanica